Leia os assuntos mais importantes sobre pilates.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

29/08/2013

PILATES e o SNC

Você sabia que os neurônios podem se modificar de acordo com estímulo externo...


Você é daqueles profissionais que acham que as modificações que o Pilates promove nos praticantes, ocorrem apenas no sistema musculoesquelético?

 

Você sabia que os neurônios do SNC são dotados de plasticidade?

 

Isso significa que os neurônios podem se modificar em resposta aos estímulos do meio ambiente externo que ocorrem no dia-a-dia dos indivíduos?

 

Por outro lado, a ausência de estímulos por um período, pode promover remoção de conexões neuroniais levando a uma dificuldade na execução elaborada de uma tarefa já aprendida.

 

No entanto, a repetição de estímulo específico, altera a excitabilidade neuronial e promove o estabelecimento de novas conexões sinápticas.

 

O pilates é uma fonte de estímulo para o SNC.

 

Praticar pilates 2 ou 3 vezes por semana promove modificações neuroniais e o estabelecimento de uma nova postura e o aprendizado de um novo movimento.

 

Por isso, ao elaborar uma aula, modifique os exercícios apenas quando houver aprendizado por parte do praticante e não esqueça, de às vezes, retomar os exercícios anteriores.

 

Modificar os exercícios a cada sessão, pode dificultar o aprendizado e o estabelecimento de novas conexões neuroniais.

           

Mais uma vez, a ciência contribuindo para o melhor entendimento da aplicação do método pilates, que vem se aperfeiçoando de acordo com as evidências científicas.

 

Até a próxima...

Prof. Dr. Guilherme Bertolino